quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Sucesso? Esmeralda está crescendo no ibope


Nesta terça, 21 de setembro de 2010, segundo números prévios, a reprise da novela “Esmeralda” conseguiu momentos de liderança, fechando com 6,4 de média e 8,2 de picos.


Isso representa, no panorama atual das emissoras abertas, um dado a se comemorar – para o SBT –, mas que merece atenção e cuidado.

O fato a se comemorar é devido ao acerto que foi a volta das reprises na grade. É claro que, hoje, existe um exagero na emissora. São, no total, 4 reprises. Porém, a existência de uma reprise bem escolhida consegue, sim, vender bem e agregar público.

Outro dado importante, e que é bom o SBT observar bem, é que Cláudio Lins é um dos protagonistas dessa novela. Pode até não ser assim, mas é muito grande a chance de que o sucesso que a reprise vem conquistando seja também devido à imagem de galã que esse ator construiu em “Uma Rosa com Amor”. Já disse isso aqui outra vez: a figura de galã e de mocinha personalizada em alguns atores ajuda muito no crescimento da teledramaturgia de um canal. O SBT conseguiu isso com Cláudio Lins e Tony Garrido e não aproveitou. Ainda há tempo para um contrato de exclusividade com os dois. É algo a se pensar, e o bom momento de “Esmeralda” é um prenuncio de que Cláudio Lins conseguiu agregar publico à novela.

Porém, o lado negativo desse resultado é preocupante e requer estudo e ações urgentes. Como é que uma novela com 6,4 de audiência, durante a tarde, pode chegar a ter momentos de liderança? O fato é que o share durante as tardes é baixíssimo. Somando as três principais emissoras do pais, em alguns momentos, o ibope não alcança 16 pontos. Isso demonstra o pouco interesse que essa parte do dia desperta no telespectador. Quem sai perdendo aqui, obviamente, é o telespectador. Enquanto o publico perde o interesse pela grade dessas emissoras, outras mídias e emissoras pequenas ganham publico. Não é a toa que é na faixa das 14 às 19 horas que Gazeta, Cultura e Rede TV aproveitam e tem seus maiores e mais significativos índices de audiência.

Está na hora das emissoras repensarem a postura delas nas tardes e as conseqüências que isso tem gerado e pode gerar no faturamento e no interesse do telespectador.

Porém, para o SBT, tenho que dá os parabéns pela escolha da novela e pelos resultados que ela tem atingindo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário