segunda-feira, 23 de maio de 2011

S4 Esporte: Erros na inscrição fazem Rio-2016 abrir ‘repescagem’ na seleção de CTs

Carlos Nuzman durante seminário das Olimpíadas no Rio (Foto: Ag. Estado) 
 Carlos Arthur Nuzman explica os próximos passos
do processo seletivo (Foto: Ag. Estado)
 
De olho na oportunidade de participar de alguma forma dos Jogos Olímpicos Rio-2016, dezenas de cidades brasileiras se interessaram na chance de ser um dos locais de treinamento para a competição. Mais de 100 instalações candidatas, porém, viram a vontade de receber uma das delegações olímpicas empacar logo na primeiro e mais simples desafio: fazer a inscrição. Com isso, o Comitê Rio-2016 anuniciou nesta segunda-feira, durante um seminário no Rio de Janeiro, que fará uma “repescagem” com os que ficaram fora.
- Nós tivemos um número recorde de inscrições, mas tivemos algumas dificuldades no sentido de receber informações desencontradas dos nossos interessados. O preenchimento dos formulários não foi correto. Em alguns casos, ficou claro que as pessoas que estavam manipulando a ferramenta não entendiam exatamente o que estavam fazendo - disse Agberto Guimarães, diretor de esportes de 2016.
Nesta segunda-feira, o Comitê Organizador dos Jogos Rio-2016 ofereceu um seminário com o objetivo de orientar as 355 instalações pré-selecionadas sobre as próximas fases do processo. Mas, antes de pensar nas etapas seguintes, a entidade decidiu dar mais uma chance às candidatas que não conseguiram fazer a inscrição.
- Isso prejudicou muito o processo como um todo e fez com que a gente baixasse o número de 473 para 355 instalações pré-selecionadas, em 150 cidades de 22 estados. Mas isso não quer dizer que as cidades que ficaram fora não tenham uma segunda chance. Nós estamos programando uma repescagem para que as cidades que não conseguiram cumprir todas essas formalidades não fiquem fora do processo - explicou.
O cronograma da seleção, porém, não será alterado. Todas as candidatas terão até o dia 30 de maio para enviar o Termo de Adesão e o Termo de Cooperação. Até 29 de junho, formulários e documentos com informações adicionais devem ser entregues e, em agosto, serão marcadas as visitas e reuniões técnicas. A lista dos locais escolhidos será divulgada no dia 16 de janeiro de 2012.
Apesar dos problemas na fase de inscrição, a organização ressaltou que algumas candidatas se destacaram. O presidente do Comitê Rio-2016 reconheceu, no entanto, que as instalações terão de se empenhar para atingir o nível dos melhores locais de treinamento do mundo, como Crystal Palace, a “casa” do Brasil em Londres-2012.
- O Crystal Palace é um dos melhores exemplos que a gente possa dar de um Centro de Treimamento, e foi uma felicidade nós podermos tê-lo para os Jogos Olímpicos de Londres. Nós temos tempo ainda para preparar as instalações do Brasil para que elas possam ter a capacidade e a qualificação, se não igual, semelhante ao do Crystal Palace - afirmou Nuzman.

Nenhum comentário:

Postar um comentário